Com o lançamento da televisão a cabo a televisão aberta acabou perdendo público, pois a televisão a cabo é muito mais seletiva as pessoas pagam para ter acesso a um conteúdo que a televisão aberta não oferece. Tudo se iniciou nos EUA em alguns lugares aonde a transmissão por ar era precária, uma antena era colocada em um local adequado e cabos eram ligados e espalhados nas casas, mas para ter esses cabos, era preciso pagar. E pagar para apenas ver a televisão aberta. O nome desse sistema foi chamado de CATV (Community Antenna Television). No Brasil a primeira a ter esse serviço foi à cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. No ano de 1971 a Globo criou o TVC (Televisão por cabos). A partir daí a televisão a cabo foi se expandindo no Brasil. No final dos anos 80 foi criada a primeira norma regulatória que dava inicio ao mercado de TV paga foi promulgada por meio da portaria 250 de 13 de dezembro de 1989 e criou o DISTV (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão). Após essa norma ser implantada, foi criada no interior de São Paulo na cidade de Presidente Prudente a TV Cabo de Anastácio. Os pioneiros desta primeira fase como Raul Melo Fajardo juntamente com outros empresários, fundou a ABRACOM – que anos mais tarde se tornaria a ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), com principal objetivo de dar peso e organizações às iniciativas quase informais e desorganizadas de empresários locais.
Em 1991 foi fundada a TV show, por um brilhante empresário cearense, Anselmo Mororó, ao estudar marketing no EUA, teve contato com a tecnologia do MDS (Multipoint Distribution Service). Quando voltou ao Brasil de uma forma amadora usou um videocassete para transmitir filmes para seus amigos através de um circuito fechado de TV. Como esse projeto foi dando certo, pois mais pessoas queriam aderir a esse serviço, Mororó decidiu tornar em um projeto empresarial. A partir de Mororó nasceu mais uma televisão paga a TV Filme por Carlos Lins Albuquerque.
(Foo Fighters na TV)
(Foo Fighters na TV)
A partir daí foi dada a largada para a briga da televisão aberta e fechada. Cada vez mais a televisão paga invadia as casas, e novas televisões eram criadas, o que aumentava mais ainda a disputa. Hoje a televisão fechada não é um bem para poucos e sim para muitos. Com a criação de pacotes contendo televisão paga, internet e telefone o número de pessoas que assinam esses pacotes aumentou. E isso acaba abalando a televisão aberta, pois vai perdendo telespectadores. Mas as grandes televisões abertas como Globo, Record e SBT, não perderam tempo e investiram na televisão fechada a Globo foi a pioneira entre as três e hoje, domina a televisão paga com uma variedade de canais imensa. A televisão fechada contém muito mais conteúdo do que uma televisão aberta, só no número de canais a diferença é enorme. Para quem gosta de ver filmes toda hora, a televisão paga é perfeita, pois ela não é como a televisão aberta que tem que esperar um determinado horário para ver o filme. A televisão aberta impõe o que quer para o público, já a televisão paga não, pois é o público que escolhe o que quer ver.
Hoje a televisão de um modo geral tem perdido espaço na comunicação para a internet. Pois pela internet se vê canais pagos sem pagar, a diferença está na qualidade. A rivalidade entre a televisão aberta e a televisão paga está longe de acabar, pois é esperado que o número de assinantes aumente até 2014. Com essa briga toda quem acaba ganhando somos nós os consumidores.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário